Finais da NBA de 2019 – 6º jogo da série: Golden State Warriors x Toronto Raptors.
Klay Thompson faz uma entorse de joelho esquerdo após um salto: ruptura do Ligamento Cruzado Anterior (LCA). Foi submetido à cirurgia de reconstrução do ligamento; ainda está em fase final de recuperação.
A exata incidência das lesões do LCA do joelho é desconhecida; foi estimado que ocorram 200.000 a cada ano nos EUA.
O LCA é o restritor primário para o deslocamento anterior da tíbia em relação ao fêmur, representando cerca de 85% da resistência. Além disso, possui função proprioceptiva.
A história clássica de uma lesão do LCA começa com uma desaceleração sem contato, salto ou mudança de direção. Outros mecanismos de lesão incluem forças externas aplicadas sobre o joelho.
O paciente muitas vezes descreve o joelho como tendo “saído do lugar” e, em seguida, “retornado”. Um estalo é frequentemente ouvido ou sentido. O paciente geralmente cai no chão e não é imediatamente capaz de levantar. A retomada da atividade geralmente não é possível.
Dentro de algumas horas, o joelho incha. A aspiração da articulação revela hemartrose (sangue na articulação). Nesse cenário, a probabilidade de uma lesão do LCA é maior que 70%.
Fonte: Campbell’s Operative Orthopaedics
Dr. Felipe Moreira Borges
Ortopedista e Traumatologista